Puberdade feminina: quais são as mudanças que acontecem nessa fase?

Se você chegou a este texto, pois percebeu que alguns sinais da puberdade feminina, como pelos e mamas crescendo, estão aparecendo, saiba que aqui você saberá quais outras alterações no seu corpo estão por vir e por que elas acontecem.


Clínica Mitera - Puberdade feminina

A Dra. Juliana Zabukas de Andrade (CRM: 126529), ginecologista da Clínica Mitera, explica que os primeiros sinais das mudanças no corpo ocorrem entre os oito e 13 anos, mas pode haver a puberdade precoce e a tardia. Ambas são sinais de alerta e é necessário procurar uma médica de confiança, que pode ser uma pediatra ou uma ginecologista, para avaliar a saúde e detectar alterações do organismo.


“A idade de início da puberdade de cada menina é influenciada por fatores familiares, genéticos e hormonais. Pode sofrer variações de acordo com a saúde, nutrição, exercício físico e ambiente onde ela está inserida. Essas mudanças se encerram quando a menina atinge o desenvolvimento total das mamas e dos pelos pubianos”, diz a Dra. A ginecologista também enfatiza que não há uma sequência exata para essas alterações corporais acontecerem.


Quais são as mudanças que o corpo sofre com a puberdade feminina?


As alterações visíveis no corpo das mulheres ocorrem em fases durante a adolescência. Você pode perceber que haverá um aumento dos seios, o crescimento dos pelos pubianos e no corpo, sua pele e seu cabelo podem ficar mais oleosos, você pode suar mais, suas roupas podem não caber mais porque você estará crescendo e seu corpo estará desenvolvendo curvas. Há também o aparecimento de manchas amarelas e brancas na calcinha, que indicarão que a sua primeira menstruação estará por vir.


Algumas mudanças são graduais, como a das mamas e dos pelos, que podem ou não acontecer de forma simultânea.


O início do desenvolvimento das mamas se dá com o aparecimento dos brotos mamários, em geral, de forma assimétrica, então, sem neuras se você perceber que um peito está crescendo mais do que o outro, isso é supernormal! Depois que acrescem os brotos mamários, nascem os tecidos mamários, que ultrapassam as bordas da aréola e os mamilos ganham projeção.


“Da mesma forma, os pelos pubianos iniciam a transição de uma penugem clara para os pelos mais grossos e completam a cobertura da área pubiana até a raiz da coxa. A menarca, ou primeira menstruação, costuma ocorrer no meio desse processo”, explica Dra. Juliana.


O que acontece com o nosso organismo?


Você consegue imaginar o que acontece no seu organismo para que todas essas mudanças ocorram? 🤔


Conforme a Dra. Juliana, a menina já nasce com os óvulos (células responsáveis pela reprodução) nos ovários (glândulas que armazenam os óvulos e que sintetizam hormônios), mas, por causa da ausência de estímulo, esses óvulos ficam inativos durante a infância. Quando o ovário começa a ser estimulado pela interação e produção de hormônios do hipotálamo e da hipófise (ambos no cérebro), alguns óvulos são recrutados. Esses óvulos e as células em volta deles iniciam a produção dos hormônios, principalmente da progesterona e do estrógeno, que causam essas mudanças.


Quais os cuidados necessários durante a puberdade feminina?


A transição da infância para a fase adulta é repleta de peculiaridades, por isso, é necessário buscar uma médica, pediatra ou ginecologista, para esclarecer suas dúvidas e deixá-la mais tranquila. E não tenha receio de fazer nenhuma pergunta à médica, segundo o código de ética da medicina, os profissionais devem manter em sigilo o que foi conversado na consulta.


Além de tirar todas as suas dúvidas sobre as mudanças que estão ocorrendo no seu corpo, a médica pode tomar algumas condutas para possíveis acontecimentos não previstos durante essa fase, como o excesso do sangramento e das cólicas menstruais.


Para você amenizar o mal-estar e a irritabilidade das variações hormonais, mantenha uma rotina de exercícios e uma alimentação balanceada!


Se você precisar de ajuda para escolher uma ginecologista para se cuidar durante a puberdade feminina, a Clínica Mitera tem um corpo clínico voltado para a saúde da mulher que irá atendê-la com carinho e cuidado enquanto você estiver passando por essa fase. Agende a sua consulta!