top of page

Mitos e verdades sobre o câncer de mama!

Desodorante pode causar câncer de mama? Quem tem familiares com a doença tem maior propensão a desenvolver o câncer? E a reposição hormonal também é causadora da doença? Esses e outros mitos e verdades sobre o câncer de mama são esclarecidos pela Dra. Ana Paula Sanaiote Portela (CRM: 129.044), ginecologista e mastologista da Clínica Mitera. Confira!


Clínica Mitera - Mitos e verdades sobre o câncer de mama

Amamentar protege contra o câncer de mama

Verdade. A mama sofre mudanças nas glândulas durante a gestação e, principalmente, durante a amamentação. Esse amadurecimento da mama teoricamente diminui os riscos de câncer de mama.


Desodorante pode causar câncer de mama

Mito. Não importa o tipo, o veículo do desodorante ou seu componente, os desodorantes não causam câncer de mama.


Tenho familiares com histórico de câncer de mama, isso aumenta o risco da doença

Verdade. O aumento do risco de câncer de mama ocorre quando temos familiares de primeiro grau com histórico da doença ou mais de dois familiares de segundo grau. A presença de homens com câncer de mama ou mulheres com menos de 35 anos com a doença na família também é fator de risco.


Emoções negativas podem causar o câncer de mama

Mito. Ainda não existe estudo que correlaciona o câncer de mama a emoções negativas. Entretanto, o sistema imunológico pode ficar prejudicado nas funções do combate de mutações e alterações celulares quando estamos passando por situações de tristeza e estresse.


Reposição hormonal pode aumentar o risco de câncer de mama

Verdade. A reposição hormonal não causa o câncer, mas, dependendo de como for prescrita (dose, início fora da janela de oportunidade, tempo de uso e tipo de hormônio), pode antecipar o aparecimento do câncer de mama, aumentando o risco.


Obesidade aumenta o risco do câncer de mama

Verdade. Vários estudos mostram que o estado pró-inflamatório que existe no organismo das pessoas obesas pode estimular o aparecimento do câncer de mama. Além disso, a obesidade também diminui a defesa do organismo, fazendo com que as células iniciais do câncer de mama não sejam destruídas.


Anticoncepcional ajuda na proteção contra o câncer

Mito. Anticoncepcionais possuem estrógeno e progesterona, hormônios que estimulam células mamárias, eles não protegem a mama contra o câncer de mama.


Prótese de silicone pode causar o câncer de mama

Mito. A prótese de silicone não causa câncer de mama, tanto que uma das técnicas para reconstrução da mama pós-cirurgias de câncer é o uso de próteses de silicone.


 

Gostou de saber sobre os mitos e verdades sobre o câncer de mama? Continue acompanhando o blog da Clínica Mitera e nos siga no Instagram e Facebook para saber mais sobre a saúde da mulher!

bottom of page