top of page

Maneiras de se prevenir do HPV

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas das pessoas, e provoca verrugas ou lesões, que podem levar ao câncer (a depender do tipo de vírus). Sua transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de transmissão é pela via sexual (contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital).


Clínica Mitera - Maneiras de se prevenir do HPV

O HPV é uma das ISTs (Infecção Sexualmente Transmissível) mais comuns e muitas pessoas não apresentam sinais ou sintomas! Conheça algumas maneiras de prevenir a infecção pelo vírus:


Faça Papanicolaou

O câncer do colo do útero é causado principalmente pela infecção persistente por alguns tipos do vírus HPV. O papanicolaou é um exame de rotina que busca por doenças como alterações microscópicas no colo do útero causadas pelo vírus. Quando detectadas, essas alterações podem ser tratadas e curadas, por isso a periodicidade do exame é muito importante!


Use preservativo

O uso de preservativo é outra importante forma de prevenção contra o HPV. Contudo, apesar de diminuir o contágio, a camisinha não impede totalmente a infecção pelo vírus, uma vez que as lesões podem estar presentes em áreas não protegidas pelo preservativo. Neste caso, se utilidade a partir do início da relação, a camisinha feminina, que cobre também a vulva, é mais eficaz para evitar a infecção.


Tome a vacina

A vacina tem como objetivo nos proteger dos 4 principais tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil (HPV 6, 11, 16 e 18). Ela nos auxilia na prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva e vagina e câncer do colo do útero em mulheres e verrugas genitais em mulheres e homens.

bottom of page