top of page

Climatério

É muito comum nós, ginecologistas, ouvirmos que a menopausa é o momento em que a mulher termina a vida fértil, mas saiba que esse termo é confundido com o climatério.


Clínica Mitera - Climatério

O climatério é a transição do período fértil para o não fértil, que engloba a menopausa. Nesse momento, a mulher tem uma flutuação de hormônios que pode levá-la a sentir ondas de calor, diminuição do desejo sexual, desconforto nas relações sexuais, variação de humor, insônia, perda da elasticidade da pele e irregularidades no ciclo menstrual. Esses sintomas aparecem a partir dos 40 anos e podem durar vários anos.


A menopausa, por sua vez, é o momento em que ocorre a última menstruação. Essa fase costuma ocorrer entre os 40 e 55 anos.


Existem maneiras de amenizar os sintomas desta fase como:


Reduzir a ingestão de café e bebidas alcoólicas;

Mudar o estilo de vida inserindo uma alimentação mais saudável e melhoria nos hábitos de sono;

Manter uma prática frequente de exercícios físicos e outras atividades para a saúde como acupuntura, meditação e psicoterapia;

Avaliar a Terapia de Reposição Hormonal (THR), uma opção para quando há uma diminuição dos hormônios femininos durante o climatério, intensificando os sintomas deste período como as ondas de calor, a variação de humor e a diminuição do desejo sexual.


Mas não se esqueça: Se você sentir um desses sintomas e estiver próxima da idade do climatério, procure por uma ginecologista!

bottom of page