Osteoporose em mulheres: causas e tratamento

Você, mulher que já chegou à menopausa, o seu médico solicitou o exame de densitometria óssea para saber se você está com osteoporose? Perguntamos isso porque a osteoporose nas mulheres surge nessa idade, quando há uma diminuição do estrogênio, que estimula a produção de uma substância responsável por desacelerar a retirada de cálcio dos ossos.


Clínica Mitera - Osteoporose em mulheres

A osteoporose deixa os ossos mais frágeis e suscetíveis a lesões, por isso que ela é uma doença que não apresenta nenhum sintoma e é diagnosticada quando há alguma fratura ou quando é realizado o exame de densitometria óssea.


Segundo o Dr. Fabricio Sanches Soga (CRM: 126510), endocrinologista e parceiro da Clínica Mitera, alguns fatores podem propiciar o aparecimento da osteoporose, como a menopausa precoce, o baixo peso, o uso crônico de algumas medicações para o tratamento de outras doenças, por exemplo os corticóides e anticonvulsivantes.


Existe tratamento para a osteoporose em mulheres?


Após o diagnóstico da doença, a mulher pode procurar um endocrinologista, reumatologista, geriatra ou ginecologista para iniciar o tratamento da osteoporose.


“Será necessário fazer a reposição de cálcio, com uma alimentação balanceada e com a suplementação caso seja necessário, a manutenção de vitamina D e o uso de medicações específicas que reduzem a velocidade da retirada do cálcio dos ossos”, explica Dr. Fabrício.

Além desses cuidados, é necessário investigar a origem da osteoporose para ter o tratamento assertivo, uma vez que existem causas que requerem tratamento específicos.


Como prevenir a osteoporose?


É possível prevenir a osteoporose com exercícios regulares, que ajudam a renovar as células dos ossos, deixando-os mais fortes; absorvendo a vitamina D por meio da exposição ao sol de manhã e ao final da tarde e ingerindo a quantidade adequada de cálcio.


Segundo o Ministério da Saúde, é recomendado que seja consumido 400 ml de leite por dia para crianças de 10 anos, 700 ml para pessoas de 11 a 19 anos e 600 ml para pessoas acima de 20 anos, incluindo idosos.


É possível encontrar o cálcio também em derivados do leite, nos vegetais de folhas verde-escuras, como alface, couve e chicória, na ameixa seca e nos ovos.


Se você precisa de orientação sobre o diagnóstico da doença ou o tratamento, a Clínica Mitera tem parceiros de diversas áreas que cuidam da osteoporose em mulheres. Agenda a sua consulta!