top of page

4 terapias integrativas para você conhecer!

Você já usou terapias integrativas para ajudar a amenizar dores ou sintomas de alguma doença? Essas práticas são baseadas em conhecimentos tradicionais e não têm comprovação científica da eficácia se usadas sozinhas, mas estudos mostram que elas podem ter um bom desempenho se associadas a tratamentos da medicina.


Ficou curiosa? Fique com a gente e conheça 4 terapias integrativas!


Clínica Mitera - Terapias integrativas

Terapia neural para a busca do equilíbrio do corpo!


Você já ouviu falar da terapia neural? A anestesiologista parceira da Clínica Mitera, Dra. Hilse Adachi (CRM: 131.198), explica que, por meio de injeções em áreas específicas do corpo, a prática integrativa neutraliza as irritações do sistema nervoso vegetativo que desencadeiam um sintoma ou enfermidade, devolvendo o equilíbrio funcional ao corpo.

A terapia neural é indicada em casos de estresse, dores agudas ou crônicas, depressão, insônia, fadiga, transtorno do ciclo menstrual, tendinite e fibromialgia.


“O principal benefício da prática é restabelecer a homeostase, que é o mecanismo de autorregulação do corpo”, esclarece Dra. Hilse.


A terapia neural não tem contraindicação, não precisa de um encaminhamento médico e é livre de efeitos colaterais!


Acupuntura: prática milenar que faz sucesso até hoje!


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a acupuntura é indicada para cerca de 40 doenças e é mais comum ser utilizada em dores e processos inflamatórios em geral, doenças e sintomas neurológicos (cefaleia, enxaqueca, fibromialgia e dores neuropáticas), doenças respiratórias (rinite, sinusite, faringite, bronquite e asma) e alterações emocionais e psicológicas (ansiedade, insônia, depressão e burn-out).


“Na acupuntura, nós inserimos agulhas muito finas na pele em determinados pontos do corpo para estimular a liberação de substâncias químicas para fins terapêuticos ou preventivos. É usado também outros instrumentos, como a moxa, um bastão de ervas”, explica Dra. Tarsila Sato Nakao (CRM: 121603), ortopedista e especialista em acupuntura e parceira da Clínica Mitera.

Todo indivíduo pode ser tratado com acupuntura, mas é indicado evitar o procedimento em casos de infecção generalizada na pele.


Há quem tenha dúvidas se grávidas podem ser tratadas com a acupuntura. A resposta é sim! Entretanto, alguns pontos de inserção da agulha serão evitados para não estimular o trabalho de parto precoce.


A quantidade de sessões e a frequência que deve acontecer a acupuntura depende de cada pessoa, uma vez que precisa ser considerado o estado clínico, a natureza e a gravidade da doença que será tratada e se ela é crônica ou não. A Dra. Tarsila conta que, geralmente, as sessões são semanais e podem ser realizadas duas vezes por semana.


Ozonioterapia para melhorar a circulação


A ozonioterapia é uma terapia integrativa que você pode contar para amenizar dores nas articulações, sintomas de doenças virais, problemas circulatórios, queimaduras de diversos tipos, feridas vasculares, arteriais e venosas; hérnia de disco e dores lombares e melhorar o sistema imunológico.


Dra. Tarsila explica que o tratamento ocorre por meio da aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio.


Há diversos estudos e trabalhos científicos que comprovam a eficácia e ação da ozonioterapia. No exterior, a prática é bastante difundida, além de ser fundamentada, permitida e utilizada para lesões esportivas. Entretanto, aqui no Brasil, a ozonioterapia ainda não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).


Yoga: uma das terapias integrativas mais acessíveis!


Por último, indicamos uma terapia integrativa bastante popular, mas pouco prática no Brasil, por mais que seja muito acessível: a yoga.


A yoga é uma prática corporal e mental, que associa movimentos do corpo e a meditação. Com ela, você reduz o estresse, regula o sistema nervoso e respiratório, equilibra o sono e a produção hormonal, fortalece o sistema imunológico, aumenta a capacidade de concentração e de criatividade e promove o autoconhecimento.


Para fazer a yoga, você pode usar o tapete próprio da prática ou usar uma toalha de banho ou, ainda, uma canga de praia. No Youtube, há diversos vídeos ensinando a prática sem lesionar nenhuma parte do corpo, mas, se você sentir alguma dor durante os exercícios, procure um médico!


Agora que você conhece algumas opções de terapias integrativas, converse com o seu médico para saber qual é a mais indicada para o seu quadro clínico!

bottom of page